sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Resumão 14/08

Quinta-feira foi o primeiro dia de aula depois do recesso. Começa, então o período que vai decidir nosso destino no ano que vem. [dramático, né].

A primeira aula foi de matemática com o professor Robson. Ele deu continuidade ao assunto de matrizes. Falou sobre identidade das matrizes (In), que eh escalar em que os elementos da diagonal principal são iguais a 1.

Ah, uma observação importante: qualquer matriz será quadrada ou retangular. Não tem pra onde correr.

Próxima aula ele deva falar sobre simetria das matrizes, ou algo assim. Nem deu tempo de começar.

Próxima aula: segunda-feira, 5° e 6° horários.

A segunda aula foi de Física.

Houve um atraso, por parte do professor não muito comum na aula de Física. Instantes depois alegria geral e comoção de alguns: "Estou salvo! Passei, passei".
O professor Tércio apareceu por lá.
Ele só foi dar o aviso acerca das Olimpíadas de Física [confira na agenda]

O professor Gustavo teve um problema com o carro e precisou chegar atrasado. Ele entregou o restante dos trabalhos e disse que iria divulgar as datas das avaliações e provas na p´roxima semana.

Foi marcada também uma reunião com os alunos que irão participar da EXPOTEC. Eh o pessoal escolhido no trabalho da história em quadrinhos.[confira na agenda]

próxima aula: quarta-feira, 5° e 6° horários.

Inglês nos horários do meio. A professora Ana Mércia falou sobre nosso próx. trabalho. Trata-se de um filme sobre fantasmas, que será preparação para o halloween. Cada grupo deverá produzir e editar os vídeos do filme, onde nós seremos os atores. Todos devem participar.
Na semana que vem o enredo da história deverá ser entregue à professora em inglês e detalhadamente. Mais detalhes no seu email. Ela mandou pra todo mundo. Se alguém não recebeu eh só pedir pra repassar.

próxima aula: quarta-feira, 3° e 4° horários.

A nossa turma continua na escassez de aulas de ed. Física. Se tornou muito comum os problemas que inviabilizam nossas aulas. A última aula foi nesta quarta-feira, dia 13/08. Os mais atentos devem estar se perguntando "mas esse não foi o dia da gincana?".
Sei lá. Vai que o jogo de vôlei contou como aula. Ainda hoje vou me informar sobre o assunto.
O fato eh que o professor de Filosofia tem um compromisso amanhã [um curso, congresso ou algo assim] e precisou transferir a aula para os dois últimos da quinta-feira.
Ele só começou depois da leitura das normas dos deveres dos alunos na nossa uned [detalhes no mural da escola].

A maior parte do tempo da aula foi uma discursão sobre a vida [ou morte] dos fetos. A discursão girava em torno da declaração que este não estaria nem vivo e nem morto, baseado na seguinte tese: O ser só estaria vivo após realizar suas primeiras trocas gasosas. Após o primeiro contato com o gás carbônico.

Já que o bebê não estaria nem vivo e nem morto, alguns alunos bolaram possáiveis definições alternativas para o feto:


  • morto-vivo
  • mioma
  • parasita
Na verdade, David queria levar a discursão para os conceitos de juízo de fato e juízo de valor.
O primeiro vem a ser algo que deriva do censo comum: '1+1= 2' e pronto e acabor e fim de conversa. Ou o censo comum de que algo está errado: "çocorro".

Juízos de valor costuma gerar mais discursões, mais controvérsias uma vez que é algo mais pessoal. Tipo: 'matar é ruim'. Depende. O sujeito é um assanino ou uma pessoa de bem? A legislação do país permite? Se permetir, vc concorda ou não pq?
coisas assim, em q as opiniões divergem.

Próxima aula: ? [os professores de física e de filosofia devem pedir pra mudar os horários deles]
no lugar da aula de Filosofia, semana que vem teremos educação física nos dois primeiros.

Nenhum comentário: