sábado, 16 de agosto de 2008

Resumão 15/08

Segundo dia de aula de pois do recesso. Uma disciplina a mais: Artes cênicas, com Francy Izzany. Pelo visto, fecharemos a semana em grande estilo neste semestre.

História
"Decidam [e logo] o que vocês querem da vida" foi o recado inicial do professor Sérgio à turma ao citar a nossa situação no semestre. após contar um pouquinho da vida escolar dele, enfatizou que a área/disciplina em que mais devemos nos esforçar é aquela em que mais temos dificuldades.

O assunto desse bimestre deve ser:

  • Roma Antiga
  • Feudalismo [modo de produção feudal]
  • Impéirio Bizantino
Devido à grande quantidade de plágios nos trabalhos, o professor pediu que os trabalho, a partir de então fossem entregues por escrito.
A correção da prova do bimestre passado será feita na semana que vem. Pra isso é preciso que os alunos tragam suas provas [confira na agenda].

A base da aula foi sobre o Modo de Produção Escravista ou Escravismo, válidos somente para o mundo grego e romano
Sérgio discorreu o assunto sobre a diferença entre Política e política. [notou alguma diferença?]

Política ['P' maiúsculo] trata-se do estudo das relações de poder.
política ['p' minúsculo] é a ação do poder.

Essa ação é exercida em diferentes grupos sociais, onde o mais comum deles é a família, que ainda hoje é considerada patriarcal. Logo o topo da pirâmide vem a ser o pai[chefe da família, não eh msm]. em seguida a mãee depois os filhos.Esse aí eh só um dos exemplos hein. Além disso, podemos citar a relação professor/aluno, onde a relação de interesse pode ser o método avaliativo. Nesse contexto também entra o comportamento dos alunos onde o professor pode utilizar de sua autoridade e o aluno da vantagem numérica, para por exemplo, protestar com abaixo-assinados. [pensou que fosse para espancar o professor, não eh]

Toda essa politicagem gera conflitos, que podem ser resolvidos por meio de um ação de poder. Isso pode acontecer deduas formas: através de um confronto ou de um consenso.

O professor falou também sobre os três tipos de elite:
Econômica
Intelectual
Política
A elite é a parte de cima da pirâmide. Quando mais gente lá em cima, mais próximo da democracia. A parte de baixo da pirâmide é considerada, por alguns membros da elite, uma massa considerável e manuseável.

O assunto que está aí em cima é o assunto que vocês têm que entender. è a base da matéria. Sem isso vc não vai pra frente.
A gente vai estudar sobre Roma. Esse é o assunto factual. O q nos vai interessar é o que aconteceu em Roma, certo.
Se dividir-mos Roma politicamente teremos três fases:

  • Monarquia
  • República-quem governava era o senado
  • Império- O senado deixou de ser deliberativo e passou a ser consultivo.[perdeu o poder que tinha antes].
Ao final da aula o professor passou uma pesquisa não obrigatória que é bom fazer:
-> Como e quando se deu a transição da monarquia para a república?

A aula de português foi sobre o quinhentismo-1500 a 1601. Mais sobre a aula é só pesquisar sobre a produção literária da época, objetivos, autores, literatura jesuíta e suas características.

As duas aulas da semana foram bem ligths. Basicamente a apresentação da disciplina de Arte II, por Francy Izanny. As informações sobre a disciplina estão contidas em uma folha distribuida em sala de aula.
Como é que vai ser Arte II ?


Se liga aí:

  • A cada dia de aula a será aberto um espaço
    para uma apresentação relativa à Artes cênicas. Isso vale uns pontinhos a mais. É
    só pra quem quiser, ok.

  • Iremos fazer um seminário sobre a história
    do teatro no Brasil.

  • A nossa última avaliação será uma peça de
    teatro.

  • Aula de campo à vista...a professora está
    agendando um passeio a um teatro com direito a apresentação de peça
    até.

3° Bimestre: Seminário; exibição de filmes; prova.
4° Bimestre: Aula de campo; Ensaios; Festival de peças

Ah, ela aconselhou a leitura de alguns livros para melhor compreensão do conteúdo e apresentação dos seminários:
  • História consisa do teatro brasileiro
  • Pequena viagem pelo mundo do teatro
  • Aprendendo Arte
  • Teatro pra quem nunca fez teatro

2 comentários:

Сн... =)_s² disse...

Oiii meninos...
o blog tah perfeitoo, principalmente por causa dos resumos das aulas. Tenho certeza que muita gente vai vir aqui pegar!!(inclusive eu!) rsrsrrs

bem... as melhoras poderia ser na cor do site, - pq essa eh mt mortaa - e a foto... tipo assim, a gente juntar a galerinha p tirar uma que esteja todu mundo neh?
bom... eh só...

Diana

acton disse...

nem sabia que o prof. tinha dado matriz @.@'
aloks
mais é bom mesmo ter isso aqui
eu nescecito muto disso
sou deligado do mundo e do espaço msm
mais diag
bjomeliga ;**